À beira de um ataque de nervos? Não, é só uma TPM. Saiba como aliviar essa encrenca.


Quem tem sabe o quanto é difícil lidar com a tensão pré-menstrual.


Você foi dormir tranquila, entusiasmada com o dia seguinte, mas quando acordou... Lá estava ela, mexendo com as suas emoções, desregulando seu corpo e te deixando louca.


Uma forte dor abdominal, humor instável, sensação de inchaço, compulsão por doces, uma vontade incontrolável de bater em alguém... Precisa ficar com vergonha, não.


Estamos juntas nessa. Eu, você e mais 70% de brasileiras, segundo dados do Ministério da Saúde. Como seria bom se fosse exagero ou lenda, mas é a mais pura verdade.


No entanto, apelar para comprimidos e químicas é uma ideia que não te agrada, então saiba que é possível resolver grande parte da encrenca com alimentação e atividade física – dois fatores naturais que dependem somente de você, com baixíssimas chances de algum efeito rebote ou desagradável.


Confira abaixo as dicas.


À mesa


Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. O primeiro contém cafeína, substância que aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional. O álcool, por sua vez, estimula a vontade de comer doces, provoca dores de cabeça e fadiga.


Modere o consumo de sal: ele favorece a retenção de líquidos. O mesmo vale para o açúcar, que potencializa os desconfortos da TPM e aumenta a formação de gordura no corpo.


Consuma vegetais de cor verde-escuro. Eles são fonte de magnésio e ajudam a reduzir a irritabilidade.


Frango, peixes, azeite, gérmen de trigo, nozes e amêndoas são ricos em vitamina E, nutriente que alivia o estresse e deixa os seios menos doloridos.


Dê preferência aos cereais integrais, eles conferem ao organismo um leve efeito diurético.


O ferro pode ser um aliado poderoso na fase que antecede a menstruação, por conta da perda de sangue nos dias seguintes. Mulheres que aumentaram o consumo do nutriente nesse período tiveram até 40% menos risco de ter TPM. Então, vale adicionar boas porções de brócolis, espinafre, rúcula, couve e agrião ao cardápio.


Na academia, no tatame...


Se você está se sentindo ansiosa...

Faça atividades que vão relaxar seu corpo e mente, aliviar o estresse e diminuir a irritabilidade. Exercícios de ioga e alongamento são superindicados.


Se você se sente inchada...

Faça uma corrida leve ou ande de bicicleta. O movimento do corpo faz que a circulação melhore e aumenta a pressão no corpo, eliminando o líquido preso no organismo.


Se você sofre com compulsão alimentar...

Faça aulas aeróbicas. Além de reduzir o cortisol, hormônio do estresse, elas liberam endorfina, que ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue e diminuir a vontade de comer doces.


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