Alimentos calóricos que auxiliam na perda de peso



Dá para acreditar que alguns alimentos, com calorias bombadas, podem ser fortes aliados na luta contra a balança? Pois acredite! Qual o segredo? Ser um alimento saudável, essa é a senha para ajudar no projeto “dona fininha”. Pelo menos é o que mostra uma reportagem superatual da revista norte-americana Women’s Health, edição de fevereiro 2020.


A publicação gringa partiu do princípio de que vários estudos comprovam que certos alimentos, ainda que com alto aporte calórico, são considerados ótimas opções para o cardápio de quem quer emagrecer. Oi?!


Sob o argumento de serem itens saudáveis para o organismo, mais ou menos como se o benefício para a saúde (e também para a perda de peso!) fosse maior que os danos “dos números” das calorias.


Diante desse paradoxo, a revista, uma das mais renomadas do mundo quando o assunto é saúde, foi validar as justificativas com nutricionistas e especialistas em nutrição que, sim, confirmaram que alguns desses alimentos são, de fato, amigos da dieta. Confira os detalhes, a seguir, na íntegra.


Abacate


“Um terço da fruta possui cerca de 80 calorias, mas oferece de volta 20 vitaminas e minerais, além de três gramas de fibras”, diz a nutricionista norte-americana Samantha Cassetty.


A fruta é ainda abundante em potássio, que contribui para desinchar, e também é rica em gorduras monoinsaturadas, aquelas saudáveis. Juntamente com as fibras, essas gorduras atenuam a fome, promovendo a sensação de saciedade.


Uma excelente sugestão para o consumo de abacate é combiná-lo com ovos mexidos no café da manhã, segundo sugere Marina Chaparro, da Academy of Nutrition and Dietetics, maior organização de profissionais de nutrição dos Estados Unidos.


Gema do ovo


Optar por comer somente a clara em vez do ovo inteiro pode parecer uma maneira fácil de economizar calorias, mas na verdade isso não vai ajudá-lo em longo prazo a livrar-se dos quilos a mais, destaca a nutricionista norte-americana Laura Shoenfeld. As gemas são riquíssimas em nutrientes essenciais, como as vitaminas A, B e K12. “Esses nutrientes auxiliam no funcionamento do metabolismo e na saúde da tiroide, ambos cruciais na perda de peso”, diz Laura.


Laticínios integrais


Esqueça o leite magro. “Pesquisas recentes mostraram que aqueles que consomem laticínios integrais apresentam uma menor taxa de obesidade do que aqueles que optam por versões com pouco ou zero de gordura”, explica Laura Shoenfeld.


A gordura do leite contém ácido linoleico conjugado que, de acordo com os cientistas, contribui para emagrecer. Em paralelo, opções de laticínios com gordura extra, como o iogurte grego, por exemplo, aumentam a sensação de saciedade.


Sementes e frutas secas


Nozes, amêndoas, avelãs, pistache, amendoim e outros, apesar das calorias, são extremamente ricos em proteína, fibras e gorduras mono e poli-insaturadas, contribuindo para deixar o estômago saciado por mais tempo. A nutricionista Samantha Cassetty dá uma dica para evitar o exagero: consumir pequenas porções, bem reduzidas, ao longo de todo o dia.



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