Aquele banho morninho que tanto faz bem para o sono dos bebês, também é um bálsamo para os adultos.


A melhor hora para se tomar banho já foi polêmica entre alergistas, dermatologistas e pesquisadores e não se discute mais, pois não se chegou a nenhuma conclusão.


Mas a verdade é que, cientificamente, se não houver necessidade de higiene ou cuidado específico não há uma indicação de horário que seja mais correta que outra.


No entanto, para muitos, tomar um banho morno antes de dormir traz diversos benefícios para o corpo e a mente. Sim, morno, já que mesmo com esse calorão, muita gente não suporta água fria.


O banho morno, que tanto faz bem para o sono dos bebês, é também um bálsamo para os adultos...

O corpo responde bem aos estímulos dessa temperatura e atinge um estado de relaxamento confortável para os músculos, além de favorecer uma melhora na circulação sanguínea e na oxigenação global do organismo.


Além disso, a água morna ainda é uma grande aliada naquelas batalhas contra enxaquecas e também regula o cortisol, hormônio responsável pelo estresse. Resultado: no mínimo, mais sossego...


Para atingir o nível ideal de relaxamento, a temperatura da água deve ser equivalente a do corpo: 37 graus. O tempo ideal para permanecer imerso na banheira é de 10 minutos, caso haja desejo de prolongar essa sensação maravilhosa, que seja por, no máximo, mais 10 minutos.


No chuveiro, vale pingar (no chão e nas paredes do Box) algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda, alecrim, camomila ou manjerona, que têm propriedades poderosíssimas para promover um relaxamento profundo do corpo, favorecendo uma deliciosa noite de sono.


Antes de ir para a cama, o ideal é passar um hidratante corporal bem leve, de preferência com a mesma essência utilizada no banho, para prolongar o contato com o aroma.


Quem não tem esse hábito ou prefere não passar creme para dormir pode borrifar gotinhas da essência utilizada no banho pelo corpo, de maneira bem suave. Sem exagerar.



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