Respire, escreva, caminhe, tenha um hobby...

E dê um chega-pra-lá na ansiedade!


Você fala sem parar, tem vontade de terminar logo as atividades, sente as mãos trêmulas, não consegue esperar os outros terminarem de falar e a mente está sempre inquieta? Nós entendemos.


O nome disso é ansiedade e, parece inacreditável, mas tem como controlar.

Confira a seguir as dicas do Portal de Saúde Holística para você não perder o eixo.


Antes de qualquer colocação, vale dizer que a ansiedade, assim como o medo, é considerada prejudicial, por um lado, mas por outro ela é a chave para garantir alguns gatilhos da nossa sobrevivência.


Por exemplo, ela impede que ignoremos fatores de risco em determinadas situações, e em outras circunstâncias nos prepara para enfrentar melhor as adversidades do dia a dia. Moral da história: ficar ansiosos nos faz ser mais cautelosos e pensar duas vezes antes de agir.


Porém, tudo vai depender da intensidade e da frequência. É claro que num grau alto passa a afetar a qualidade de vida de cada um, o que é cada vez mais comum, por conta dos efeitos da tecnologia e do acúmulo de tarefas no cotidiano.


Posto isso, agora sim, vamos às dicas para aliviar esse sentimento que faz o corpo tremer, a respiração ficar difícil e o coração disparar.


1) Priorize o lado positivo, sempre!

Durante os momentos de crise, tente focar no que acontece de bom a sua volta e evite pensar em pessoas e situações que te trazem algo ruim, pra baixo. Muitas vezes, quando paramos para analisar os fatos, concluímos que muitos dos nossos medos e angústias não fazem sentido. Se precisar de ajuda, fale com amigos e familiares ou, se a situação estiver saindo do seu controle, procure acompanhamento profissional.


2) Mexa-se

Os exercícios físicos elevam a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de bem-estar. Por isso, pequenas coisas feitas no dia a dia já aliviam, como dar uma volta no quarteirão ou ir até o fim da rua. É bom para distrair a cabeça.


3) Rituais holísticos

Nada melhor para conquistar a serenidade do que métodos que tratam o corpo e as emoções de forma conjunta. Há muitas opções: massagens relaxantes, técnicas de meditação, florais etc.


4) Tenha um hobby

Mesmo com essa vida corrida que a gente leva, arrume um tempinho para fazer atividades que realmente te façam feliz, nem que seja uma vez por semana. Gosta de esportes? Pratique. É uma ótima forma de dar adeus à tensão. Prefere pintura? Inscreva-se num curso. O importante mesmo é encontrar uma brecha no peso do cotidiano, por menor que seja, e se dedicar a algo que nos dê prazer.


5) Respire calma e profundamente

Exercícios de respiração são tão práticos que você pode começar em qualquer lugar, a qualquer momento. Para se acalmar, inspire e expire mais lentamente. Esvazie os pulmões. Inspire suavemente pelo nariz contando até cinco, deixando o abdome expandir. Em seguida, expire bem devagar, por cinco segundos. Repita até se sentir melhor.


6) Faça um diário

Escrever pode ser aquele canal para liberar suas emoções. Um estudo publicado no jornal de psiquiatria avançada do The Royal College of Psychiatrists, do Reino Unido, mostra que desabafar no papel momentos estressantes ou de grande impacto emocional é uma excelente válvula de escape. É louca por tecnologia? Sem problemas. Crie um arquivo no computador, no tablet ou no celular ou faça um blog. Só não vale deixar o dia passar em branco.



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