Dieta da felicidade? Queremos! É só consumir triptofano e dar um up na serotonina do corpo.


Ah, se fosse tão fácil assim, hein... Comer uma coisinha aqui, outra ali, que nos fizessem mais feliz e pronto. Mas também não é muito diferente disso, não. Pelo menos é o que garantem nutricionistas e nutrólogos quando o assunto são os alimentos ricos em triptofano.


Tript o quê? Trip-to-fa-no. Esse aminoácido de nome esquisito está concentrado em doses maiores em alguns alimentos; e além de ser essencial para o organismo, uma de suas principais funções é estimular a produção de serotonina pelo cérebro, uma substância que também é conhecida como a “molécula da felicidade”, já que ao circular no nosso corpo, ela regula o humor e as emoções, favorecendo a sensação de felicidade, calma e bem-estar.


Mas afinal, qual é a fonte de tanta alegria? Que alimentos são esses ricos em alto astral?

Os campeões são as carnes, com destaque para o frango, seguido da carne de boi e de porco, nessa ordem. Além das carnes, no grupo das proteínas, o leite, os ovos e os queijos (especialmente parmesão e mussarela) têm altas doses de triptofano.


E ainda tem os peixes como atum e salmão, que também concentram índices altos do aminoácido. Entre as frutas, merecem destaque o abacate e a banana, essa última ainda tem um ponto a favor: ser frequentemente consumida com mel, um ingrediente que não é exatamente uma fonte do “aminoácido da alegria”, mas é calmante e favorece a capacidade de absorção do triptofano pelo organismo.


E por fim, o chocolate – nas sementes do cacau há grande concentração de triptofano, mas a grande quantidade de açúcar utilizada na sua produção pode eliminar tal benefício. Então, vamos combinar que só vale a versão meio amarga ou no mínimo com 70% de cacau.


No mais, é ser feliz!



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