Mãe e profissional na quarentena?

Faça o teste e saiba como está sua saúde mental

Uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) indica o aumento de sofrimento psíquico entre os brasileiros – os casos de depressão praticamente dobraram durante a quarentena, enquanto os registros de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%, nesse período.

A pesquisa foi respondida por 1.460 pessoas em 23 estados de todas as regiões do país e realizada em dois momentos específicos, de 20 a 25 de março e de 15 a 20 de abril, de 2020. De acordo com os dados analisados no estudo, as mulheres são mais propensas do que os homens a sofrer com estresse e ansiedade durante o isolamento social. Também pudera, a carga maior sempre acaba pesando mais para o lado delas – não é fácil ser mãe, esposa, profissional, auxiliar doméstica, professora, cozinheira e no meio de tudo isso procurar encontrar um tempinho para uma caminhada, ginástica, dança, yoga ou meditação, qualquer modalidade que ajude a arejar a cabeça e que “seja um respiro” para conseguir segurar esse rojão. “É uma carga de trabalho extenuante. Levantar e já preparar o café da manhã, em seguida encaminhar os afazeres do almoço, cuidar das crianças, auxiliar nos estudos, limpar a casa e, muitas vezes, ainda ter que dar conta de suas entregas do trabalho em home office. Esse tem sido o dia a dia de muitas mulheres, a maior parte com pouca ou nenhuma ajuda”, diz a psicóloga e sócia-diretora da consultoria Rumo Saudável, de São Paulo, Rosalina Moura. Difícil apontar o que é mais desgastante, cada tarefa demanda um esforço, uma entrega diferente e no final parece que a coisa nunca vai ficar redonda e não vai mesmo, mas tudo bem. Quem falou que existe perfeição? É preciso um pouco de condescendência consigo mesma, caso contrário é frustração na certa, como explica muito bem a psicóloga Rosalina, que também é terapeuta familiar e de casais: “Algumas mulheres se esquecem que são humanas, com limitações, dificuldades, emoções e incertezas e quando se deparam com a imperfeição, o sentimento de culpa gera angústia e aumenta a ansiedade.”. Ser mãe – talvez o papel mais difícil A especialista pontua que ser mãe é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras da vida e que para proteger e cuidar dos filhos as mulheres descobrem forças e conseguem superar barreiras que pareceriam intransponíveis. Ela diz que além das questões práticas existe a preocupação com o bem estar psicológico das crianças. O estresse gerado pelas mudanças como, por exemplo, o estudo à distância, o afastamento dos amigos e familiares e o “sumiço” das atividades que antes faziam parte da sua rotina, tudo isso tem um impacto na saúde mental dos pequenos e, por consequência, exige mais das mães. “Crianças têm mais dificuldades em reconhecer e nomear os sentimentos e costumam manifestar o sofrimento por meio dos comportamentos: podem ficar mais agitadas, agressivas, apresentar alterações de apetite e de sono, ter dificuldades para se concentrar nas aulas em casa, ficam chorosas e demandam mais atenção e cuidados da mãe do que o normal”, ressalta a psicóloga. 11 dicas para ajudar você a manter o equilíbrio mental e emocional Como foi dito, o volume de demandas, a pressão com os prazos (até mesmo os horários do dia a dia que precisam ser cumpridos), as cobranças, o medo e a ansiedade geram um cenário favorável à sobrecarga física e mental e ao estresse excessivo, o que pode gerar sofrimento e sérios prejuízos para a saúde e bem-estar. No entanto, algumas atitudes assertivas, feitas no cotidiano, podem tornar esse quadro mais arejado, mais leve, como sugere Rosalina Moura, a seguir. Confira.

1 SEJA GENTIL COM VOCÊ Não se cobre excessivamente e se trate com gentileza e respeito diante das dificuldades que possa estar enfrentando. É natural se sentir confusa, ansiosa e em alguns momentos ficar com os “nervos à flor da pele”. 2 USE A CRIATIVIDADE E FOQUE NAS SOLUÇÕES Essa é a hora de focar nas soluções e não nos problemas. Olhe para cada situação e procure encará-la como um desafio a ser superado com criatividade e, se possível, bom humor. Brainstormings (debates) podem ser úteis (com quem você acha que agrega mais conhecimento a sua dinâmica de vida, pode ser uma amiga, a professora do filho, o esposo, uma irmã etc.). 3 CRIE ROTINAS E DEFINA UM TEMPO EXCLUSIVO PARA OS FILHOS Defina uma rotina para você e as crianças. Utilize recursos lúdicos que facilitem a visualização das atividades distribuídas no tempo e destine um horário para brincar com os pequenos ou conversar com os adolescentes (sem celular por perto). Isso facilita a compreensão de que há tempo para cada coisa no dia, inclusive para a diversão e para receber a sua atenção total. 4 DISTRIBUA TAREFAS E INCLUA AS CRIANÇAS DE FORMA LÚDICA Todos na casa devem colaborar com as atividades. Crianças muito pequenas a partir dos 2 ou 3 anos são capazes de guardar parte dos seus brinquedos e devem ser estimuladas a participar como podem de tarefas como tirar a mesa, auxiliar na cozinha, dobrar roupas, pendurar roupas em varal baixo, se vestir. Em geral elas adoram esses momentos e se for colocado de uma forma lúdica se divertem enquanto participam do dia a dia da casa. Na medida em que desenvolvem novas habilidades é desejável que adquiram mais responsabilidades e autonomia. É importante que os pais não exijam “perfeição” e valorizem o interesse e esforço da criança. 5 FIQUE COM A CABEÇA ONDE ESTÁ O SEU CORPO A ansiedade faz com que a nossa mente divague entre todas as tarefas que precisam ser realizadas, comprometendo nossa capacidade de priorizar e realizar. Procure focar no presente quando estiver fazendo algo. Explique às crianças o seu papel no trabalho e sua importância para que possam compreender os limites e aos poucos ajustar os seus comportamentos, diminuindo as interrupções. 6 CONVERSE COM O SEU GESTOR É normal que a produtividade caia nesta fase, sendo fundamental o apoio dos líderes e de pares. Com filhos em casa é importante algumas pausas ao longo do dia. Se necessário converse com o seu chefe sobre a sua realidade na quarentena e discutam alternativas para conciliar as demandas do trabalho e dos filhos. Caso seja possível, trabalhar em horários alternativos pode ajudar. 7 ESCUTE E VALORIZE AS SUAS NECESSIDADES Dê atenção às suas emoções, sentimentos e necessidades, eles podem funcionar como uma bússola pra você. Se faça estas perguntas algumas vezes no dia: “O que eu estou sentindo agora?” “O que eu preciso agora?”. Cuide bem da sua alimentação e do seu descanso/sono, pois são importantes para o equilíbrio e imunidade. 8 DEDIQUE UM TEMPO PARA VOCÊ Não importa quanto. Se permita alguns minutos no dia para cuidar de si e fazer algo que relaxe e traga algum prazer. Ouvir música, olhar a paisagem pela janela, tomar um chá, tomar um banho relaxante, acender seu incenso preferido, ler algumas páginas de seu livro, rezar, meditar. 9 RESPIRE, MEDITE, RESPIRE... Respirar de forma consciente e profunda é a chave do equilíbrio, contribuindo para o controle da ansiedade e tornando mais fácil lidar com as demandas. Técnicas de relaxamento e meditação são excelentes. Existem aplicativos gratuitos e programas abertos que você pode acessar. 10 FAÇA CONEXÕES OFFLINE Podemos aproveitar essa fase para nos conectarmos verdadeiramente com nós mesmos, com as pessoas com quem moramos e com nossos filhos. Relacionamentos verdadeiros e conexão profunda são frutos de uma construção contínua com investimento de tempo, energia e amor. E nos tornam mais fortes para lidar com o estresse e superar as dificuldades. 11 BUSQUE APOIO À DISTÂNCIA Conversar com outras mães e trocar experiências de como estão lidando com os desafios cria apoio mútuo. Considere a possibilidade de procurar a ajuda de um psicólogo caso sinta necessidade. Os psicólogos podem atender online e esta modalidade é eficiente e segura nesse momento. TESTE: COMO ESTÁ A SUA SAÚDE MENTAL É importante saber como cada um de nós está lidando com as demandas da quarentena e pandemia. Para ajudá-la nesse momento delicado, a Rumo Saudável preparou um teste para as mães (e os pais) saberem como anda a sua saúde mental. A ideia principal da ferramenta online de avaliação é identificar os pontos fortes e vulneráveis de cada um e o que se deve fazer para passar por tudo isso da melhor forma, com orientações pessoais. Para participar, siga os seguintes passos: 1- Acesse a página https://bit.ly/TesteSaudeMental 2- Após fazer o cadastro de alguns dados você terá acesso a dois questionários. 3- Ao concluir, acesse os relatórios com os seus resultados e orientações pessoais. O link ficará disponível no site da Rumo Saudável até dia 22/05/2020.

E se você quer descobrir como aliviar dores, fazer tratamentos para os mais diversos problemas e ter muito mais saúde e qualidade de vida, tudo isso de forma natural, conheça as Terapias Holísticas.


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