Meditação traz bem-estar e saúde mental em tempos de crise



O momento é crítico, é delicado. A palavra de ordem é responsabilidade.


O mundo inteiro vive um momento atípico com um perigo iminente: a transmissão de um novo vírus que pode ser letal, e com isso, as consequências de uma rotina completamente alterada e desconhecida para quase todos: trabalho home office, crianças em casa, supermercados lotados, produtos essenciais com preço abusivo, escassez de alguns itens, profissionais expostos a situações de risco por não terem como evitar, enfim, uma atmosfera de angústia e preocupação.


Para enfrentar esse momento de dúvidas, medo e ansiedade é preciso paciência, equilíbrio e sensatez. Tudo para não passar dos limites de segurança em prol de um interesse individual, e poder de fato tomar as medidas assertivas e necessárias para um bem coletivo.


Manter esse sentimento de desesperança sob controle não é fácil, mas a meditação é uma terapia que pode auxiliar para reduzir o estresse nesse período e ajudar as pessoas a lidarem melhor com situações desafiadoras.


Inclusive estudos (https://www.psychologytoday.com/us/blog/women-autism-spectrum-disorder/202003/3-reasons-meditate-in-the-battle-against-coronavirus) sugerem que meditar pode fortalecer o sistema imunológico ao impactar positivamente os genes envolvidos no ciclo infeccioso.


“Muitas pessoas estão passando mais tempo em casa, é um momento propício para fazer de um problema uma oportunidade de criar um novo hábito, saudável, o da meditação, e sentir os benefícios de olhar para dentro de si e sentir paz e conexão”, diz Renata Rocha, cofundadora da Positiv, startup de educação em saúde, bem-estar e autoconhecimento.


“Para experimentar os benefícios da meditação, você precisa meditar regularmente em pequenos intervalos regulares. Dessa forma o benefício é muito mais efetivo do que tentar uma meditação de meia hora de vez em quando”, diz a britânica Claire Jack, hipnoterapeuta e Ph.D em antropologia, uma das colaboradoras e terapeutas do site Psychology Today (NY), que reúne psicólogos, acadêmicos, psiquiatras e escritores que publicam seus pensamentos e idéias sobre o comportamento humano.


Serenidade, o melhor antídoto para o momento.


Em tempos de Coronavírus, confira abaixo, três razões para meditar sugeridas por Claire Jack para procurar manter o equilíbrio nesse período de pandemia.


A meditação turbina o sistema imunológico


O uso regular da auto-hipnose como técnica de relaxamento tem efeito positivo sobre os linfócitos, um tipo de glóbulo branco que ajuda a produzir anticorpos. Além de baixar o nível de estresse, fator que compromete o sistema de defesa do organismo.


Ajuda a controlar a ansiedade


Está comprovado que a meditação de atenção plena (Mindfulness) ajuda a aliviar a ansiedade, ajudando as pessoas a lidar de forma mais equilibrada com situações de preocupação causadas pela pandemia, entre elas uma preocupação excessiva com o que pode ou não acontecer como, por exemplo, agir por impulso (e sem pensar) diante do risco de contaminação.


Melhora a saúde emocional


Em momentos de isolamento social, a preocupação com os reflexos econômicos e a possibilidade de contrair o vírus, a meditação pode ajudar a melhorar a saúde emocional e ajudar a gerenciar a depressão que é potencializada pelo estresse desse perigo iminente.


Use um bom aplicativo


Para aquela turma que ainda não é adepta da meditação pode ser um pouco difícil no início. Mas Claire Jack sugere o uso de aplicativos com meditações guiadas, que podem ajudar a se familiarizar com a técnica e usufruir de seus benefícios.


Bingo! Nada melhor, em tempos de isolamento, do que um aplicativo que permite iniciar ou aprimorar a prática da meditação sem sair de casa.


Nossa sugestão é o Positiv App, novo aplicativo brasileiro de meditação e autoconhecimento que traz cursos e práticas para ajudar todo mundo a meditar: quem quer aprender, os que precisam de um incentivo para praticar mais e também aqueles que já têm a meditação como hábito.


O app oferece ainda técnicas de Mindfulness, respirações para controle de ansiedade e estresse, práticas de relaxamento para dormir melhor e mais de 100 meditações guiadas, incluindo aquelas que ajudam a lidar com emoções desafiadoras, como as que estamos vivendo nos tempos de hoje. Além de 10 masterclasses sobre temas como alimentação consciente e técnicas do Ayurveda, e músicas meditativas para ajudar a relaxar, inspirar ou concentrar.

Um dos principais diferenciais do Positiv App é ter entre os seus instrutores mais de 40 profissionais renomados e professores de diversas culturas, escolas e tradições – do instrutor de Mindfulness com certificação internacional ao cacique indígena que vive no coração da Amazônia, possibilitando uma grande variedade de caminhos e conhecimentos para ajudar os que meditam e aqueles que buscam conhecimento e estímulo em suas jornadas de início ou aprimoramento da meditação e do autoconhecimento.


São muitas vozes direcionando para um único silêncio. O aplicativo está disponível em versões grátis e premium nas lojas de app para smartphones Google Play e App Store. Confira lá.


Mais Informações: positivapp.com/

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