Otimismo: a virtude de ver o lado bom da vida


Já pensou ter a capacidade de acreditar que você não precisa ser aplaudido (a)?


Ou de ter mais atitudes positivas do que negativas diante da vida ou ainda de viver independente de ter que corresponder a um modelo pré-estabelecido?


Pois acredite, é assim que vivem as pessoas otimistas. Psicanalistas afirmam que elas têm, além de um equilíbrio mais elevado do que a média, uma boa dose a mais de autoestima.


Isso não significa que elas têm um escudo contra os revezes da vida, não. Seria impossível. Elas têm perdas, lutos, fatores de estresse (e sofrem!), como todo mundo; mas têm uma forma muito peculiar de lidar com a situação: elas não sucumbem a dor.


É um mecanismo psicológico no qual se tem uma seletividade maior para os eventos prazerosos da vida. Por exemplo, diante de uma situação de perda, a postura positiva vai predominar e essa vivência tende a amenizar o sofrimento.


Em resumo, essa turma alegrona se relaciona com o mundo de forma muito positiva, em todos os sentidos.


Como são os otimistas, no geral:

  • Têm a autoestima elevada

  • Gostam do que fazem

  • Têm pouco senso crítico em relação a si e aos outros

  • São bem sucedidos

  • São tolerantes consigo e com os outros

  • São seguros de si

  • Não perdem o limite facilmente

  • Executam e realizam as coisas com mais facilidade do que a maioria

De acordo com a psicologia, é possível desenvolver técnicas comportamentais para tornar sua visão de mundo mais otimista. Veja:


Todos os dias lembre-se de três aspectos positivos do dia anterior e inspire-se.


Aprenda a trazer a sua mente casos de sucesso, é um exercício para valorizar atitudes propulsoras diante da vida.


Quando se sentir frágil, identifique e reconheça vitórias recentes que aconteceram na sua vida, com o tempo isso fortalece a autoestima e autoconfiança para a realização de desejos e tarefas.




⠀⠀⠀⠀⠀

#portalsaudeholisticabrasil #equilibrioemocional #dormirpouco #queroserfeliz #reiki #tpm #gratidao #sono #terapia # meditação #profissaoterapeuta #comoserterapeuta #queroserterapeuta #hobbye #otimismo #terapiaholistica #pedalnoturno #estresse #ansiedade