Roer as unhas, muito além de um problema estético

Atualizado: 24 de Fev de 2020



O hábito de roer unhas, denominado onicofagia, acomete uma em cada três pessoas na idade adulta. Além dos fatores estéticos, que deixam as mãos feias e com aparência de mal cuidadas e os dedos deformados, esse costume pode ter consequências sérias.


Pense: é um ato repetitivo que envolve um sistema que abrange ossos, músculos, nervos, língua e dentes.

Daí para levar a disfunções na articulação temporomandibular (ATM), aquela que conecta a mandíbula ao crânio, fica fácil, fácil. Percebeu o tamanho do problema? E ainda provoca o desgaste da superfície dos dentes, o que os torna mais frágeis e propensos a fraturas.


Além do que pode acontecer com os dentes (que é muito grave e não é pouco), já imaginou a quantidade de sujeiras que as unhas carregam ao longo do dia e que nem sempre ao lavar as mãos é possível removê-las, como aquelas mais resistentes e nocivas no nível dos vírus e bactérias? Dá aflição só de pensar.


Mas é exatamente isso que acontece quando inofensivamente, por um impulso quase incontrolável, levamos os dedos à boca.


Por falar em impulso, existem algumas teorias sobre as causas que levam uma pessoa a ter esse vício. São teorias porque nada é comprovado. Uma linha de psicólogos, e até alguns psiquiatras, defendem fortemente que a onicofagia é resultado do distúrbio de ansiedade, como forma de válvula de escape.


Outra turma da psicologia acha que o problema se encaixa perfeitamente na lista dos Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC), como uma compulsão mesmo, que alivia a ansiedade. Há ainda algumas premissas que relacionam o descontrole com tédio, fome, preocupação e nervosismo.


Se analisarmos detalhadamente, bem mais da metade dos motivos que levam as pessoas a roerem as unhas, tem como fundo alguma desordem emocional ou psicológica.


Assim, é importante para o tratamento a prática de atividades que traga calma e alívio aos pensamentos conturbados, como a yoga e a meditação, por exemplo. Controlar o estresse e a ansiedade é o ponto fundamental e pode ser determinante para resolver o problema. A acupuntura, que trata a ansiedade por outros meios, também pode ser muito útil.


E se você quer descobrir como aliviar dores, fazer tratamentos para os mais diversos problemas e ter muito mais saúde e qualidade de vida, tudo isso de forma natural, conheça as Terapias Holísticas.


Encontre um terapeuta aqui no nosso Guia de Serviços.







⠀⠀⠀

#portalsaudeholisticabrasil #equilibrioemocional #aromaterapia #sudorese #reiki #homeopatia #gratidao #yoga #terapia #meditação #profissaoterapeuta #comoserterapeuta #queroserterapeuta #roerunhas #fitoterapicos #terapiaholistica #pedalnoturno #estresse #ansiedade #onicofagia



155 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NOSSO TELEFONE

NOSSO EMAIL

NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza

INSCREVA-SE AQUI

Clique aqui, inscreva-se e receba todas as nossas novidades por email.

LINKS ÚTEIS

Home
Guia de Serviços
Blog
Termos de Uso

© 2021 Michelle Parreira