Terapias que mantêm a imunidade em alta



Mudanças, incertezas, angústias. A atual situação mundial deixa qualquer um apreensivo. E o pior: há muito pouco a fazer, enquanto esperamos o furacão dessa epidemia passar.


Diante desse cenário, a melhor conduta a adotar é fortalecer a saúde por meio de prevenção e boa imunidade, e garantir, assim, a sanidade física, mental e emocional, nesse período de isolamento social, com uma rotina completamente nova e impactante para a maioria das pessoas.

Não é fácil administrar um cotidiano nunca antes visto que caiu sobre nossas cabeças de repente. A novidade envolve situações novas e sérias, como trabalho home office, acompanhamento das atividades escolares dos filhos por meio de uma plataforma digital (também desconhecida) com prazos de entrega, a presença dos pequenos em casa de um dia para o outro, sem ter colônia de férias para mandá-los, tarefas domésticas diárias que para muitos não era realizada ou até então era dividida com uma auxiliar e repentinamente deixou de ser, etc. Enfim, emocionalmente não é fácil lidar com tantas situações que afetam significativamente nosso cotidiano. Pensando nisso, o Portal Saúde Holística Brasil selecionou algumas terapias que podem auxiliar nesse período de adaptação e até mesmo na pós-quarentena para trazer de volta o equilíbrio psicológico e energético de cada um. Elevar o pensamento e relaxar: um dos segredos para fortalecer a saúde Veja, a seguir, o que a yoga, a meditação, a aromaterapia, a cromoterapia e, de quebra, a automassagem podem fazer por você. Não sabe por onde começar? Avise aos seus familiares para não interromperem seu momento, se joga naquele cantinho tranquilo da casa e renove as energias! Para facilitar a prática de algumas modalidades, sugerimos alguns aplicativos que auxiliam na execução dos exercícios. Certamente, depois de cada sessão – que deve ser diária ou, no máximo, em dias alternados – ao longo desse período de isolamento a sensação será de menos vulnerabilidade. Vamos lá? Yoga A respiração e concentração praticadas na yoga, aliadas a posições que trabalham o corpo inteiro e limpam a mente, fazem com que o organismo funcione melhor e seja mais saudável. Por promover o equilíbrio, a yoga eleva a imunidade, que reduz o estresse e a ansiedade (dois fatores que prejudicam o sistema de defesa do corpo). Outro benefício dessa prática é a regulação natural dos hormônios, que favorece o funcionamento equilibrado do metabolismo. Estimular as funções hepáticas também é um dos papeis da yoga que, somada à meditação feita para executar o exercício, ajuda a purificar o sangue e melhorar o funcionamento dos órgãos e do sistema circulatório. Dessa forma, trabalham de maneira mais satisfatória, elevando a imunidade. Indicação de aplicativos: Yoga Studio, Pocket Yoga, Daily Yoga, Down Dog, Asana Rebel, 5 minutos de Yoga.

Meditação A meditação, além de ajudar a focar no momento presente, pode ser feita individualmente e sem contato físico, dependendo apenas da concentração, como explica a terapeuta Tarika Palmieri, do Kurma Spa, espaço integrado de beleza, saúde e bem-estar de São Paulo.


“Encontre um local confortável para se sentar. Feche os olhos e faça algumas respirações profundas, relaxando todo o corpo.”

Tarika destaca que é importante tomar consciência do seu corpo e prestar atenção na respiração, elemento fundamental na meditação. Músicas relaxantes ou mantras, de aplicativos específicos para este fim, podem ajudar no processo de conexão e concentração.

Indicação de aplicativos: Headspace, Calm, InsightTimer, The mindfulness app, meditopia.

Automassagem

Temos que ter em mente que um dos momentos mais importantes do dia é a hora do descanso, do sono reparador. Dormir bem reflete muito na saúde e, consequentemente, na imunidade. Estar relaxado ajuda a alcançar o tão importante sono revigorante e a automassagem pode ser um desses momentos de olhar para si e deixar os problemas de lado. Por uma das partes mais tensas no nosso corpo serem os ombros, Marcos Yshida Ferrari, massoterapeuta do Kurma Spa, ensina movimentos para aliviar a tensão dessa área.


“Na região dos ombros e trapézio, faça movimentos circulares com a ponta dos dedos e então comece a fazer pressão nos pontos mais duros, e deslize para trás, como fazendo ondinhas até a região do pescoço. Faça isso de 5 a 8 vezes.”

Importante: apesar dos benefícios, vale alertar que a automassagem é contraindicada para pessoas que tenham feridas na pele (como os diabéticos), fraturas, pressão alta (e que não faça acompanhamento médico), câncer (exceto com orientação médica) e varizes.

Aromaterapia

Seguindo a linha da terapia individual e feita em isolamento, a aromaterapia é outra excelente opção. De acordo com Tarika Palmieri, pode ser usado um mix de óleos essenciais puros que dão suporte à respiração. Os principais ingredientes são: Laurel, hortelã-pimenta, eucalipto, tea-tree, limão, ravensara, cardamomo. “Esse blend alivia sintomas relacionados a alergias, tosse, congestão, bronquite, sinusite, respiração construtiva e problemas com o sono, além de estimular e ajudar a relaxar. Ótimo também para ter no difusor do quarto das crianças!” Cromoterapia Nesse período atípico, que tal trocar uma das luzes do quarto por uma lâmpada colorida? Tarika conta que cores como o azul e o verde promovem efeito de tranquilidade e equilíbrio. Ah, vale lembrar ainda que luzes indiretas podem contribuir no relaxamento, troque a luz do teto pela luminária da mesinha de cabeceira.


E se você quer descobrir como aliviar dores, fazer tratamentos para os mais diversos problemas, ter muito mais saúde e qualidade de vida, tudo isso de forma natural, conheça as Terapias Holísticas. Encontre um terapeuta aqui no nosso Guia de Serviços.



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