Transpirar é preciso... Mas em excesso pode ser sinal de alguma disfunção mais séria.


A transpiração é fundamental para manter a temperatura do corpo normal, e acontece de maneira natural quando está calor, durante a prática de atividade física ou em situações de fragilidade emocional (medo, raiva, preocupação). São causas básicas, primárias.


No entanto, o suor quando é excessivo se torna uma disfunção fisiológica chamada hiperidrose, é um pouco mais grave e se estende por outras áreas do corpo além das axilas, mãos e pés.


Nesse estágio (chamado de secundário, ele pode ser efeito colateral de uma infecção, tumor ou lesão), e a transpiração vai para as costas, tórax, virilha, couro cabeludo, rosto, com uma intensidade avassaladora, e costuma aparecer (pasmem!) mesmo durante o período de sono.


O tratamento convencional, para casos leves, é feito com medicamentos por via oral e de uso tópico. Em algumas situações é feita a aplicação de toxina botulínica (Botox), que é muito útil em casos de sudorese excessiva também.


Entre as terapias holísticas, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), prática oriental milenar que utiliza diversos métodos terapêuticos, é bastante eficaz para a hiperidrose, por sua filosofia de não só atenuar os sintomas, mas seguir uma estratégia específica para o tratamento da disfunção.


O primeiro passo é identificar e avaliar as causas do distúrbio, utilizando técnicas que consistem na anamnese, no exame físico geral, de língua, de pulso e principalmente na história do paciente.


Com base nesse diagnóstico minucioso, se identifica as causas da sudorese e é definido o melhor método da MTC. Para o tratamento da hiperidrose, os terapeutas são quase unânimes: a acupuntura é a mais indicada para regular o funcionamento da glândula sudorípara que está em desequilíbrio.






⠀⠀⠀⠀⠀

#portalsaudeholisticabrasil #equilibrioemocional #acupuntura #sudorese #reiki #homeopatia #gratidao #yoga #terapia #meditação #profissaoterapeuta #comoserterapeuta #queroserterapeuta #hiperidrose #fitoterapicos #terapiaholistica #pedalnoturno #estresse #ansiedade